sexta-feira, 7 de abril de 2017

Viagem em Fernando de Noronha: Baía do Sueste



Baía do Sueste, vista da BR 363 
(Fernando de Noronha/PE)
Fernando de Noronha realmente é um paraíso e um turismo, financeiramente, caro. valores nada acessíveis para a classe trabalhadora. As taxas e os custos de estada no arquipélago e, como os comerciantes sabem que as opções são limitadas, os preços de simples almoço ou jantar vão lá para cima. Nesse post irei comentar um pouco da Baía do Sueste, um pelo recando da Ilha.

Essa baía, praia é de fácil acesso. É o fim, ou depende do ponto de vista, o início da BR 363, que cruza a ilha.

Esse espaço da ilha, é muito frequentada pelas tartarugas marinhas, para vê-las, é necessário o uso de snorkel e de colete, para podermos avistá-las e nadarmos ao lado delas, estão geralmente em bando.

Mergulho livre nas águas da Baía do Sueste 
(Fernando de Noronha/PE)
Se for de interesse, no local, tem guias-mergulhares, assim a tua segurança aumenta e terás, a oportunidade mais certa de ver as tartarugas, as arraias, os polvos e logicamente, os tubarões. 

Apreciar as belezas de baixo d'água é tao, mesmo com as águas mais escuras, pois como dizem por lá, é uma praia que fica no mar de fora.

Essa baía, fica dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (ICMBio/MMA), assim, é necessário e obrigatório a aquisição de ingresso, que no último janeiro (2017) quando fui, estava custando R$ 99,00 (para brasileiros) e R$ 198,00 (para  estrangeiros). Todos acima de 5 anos de idade, já pagam esse ingresso.

Maiores informações, podem  acessar o site do Parque, clicando aqui.

A melhor coisa a se fazer é a realização do pagamento antecipado pela Internet, assim evita perder tempo tão precioso para olhar melhor cada recanto da Ilha. Mas se desejarem efetuar a compra do ingresso do Parque, eles estão a venda na Praça Flamboyant.

No Ponto de Informação e Controle, conhecido de PIC do Sueste, localizado na entrada das área apenas para os pagadores do ingresso, estão localizadas lanchonetes, lojinhas, aluguel de equipamento para mergulho (snorkel, colete, nadadeiras, máscaras), deck e estacionamento para quem alugar buggy ou carro convencional.  


Vista aérea da Baía Sueste
(Fernando de Noronha/PE)
Legenda:
1 - Flutuação com colete opcional;
2 - Flutuação com colete obrigatório;
3 - Área fechada a visitação; somente pesquisa. 

Ainda na Baía do Sueste, podemos apreciar e ter a experiência lindíssima de acompanhar as atividades dos monitores das tartarugas, sem nenhum custo, em dias e horários específicos.


Projeto Tamar em ação
(Fernando de Noronha/PE)
Só aparecer nas segundas-feiras e nas quinta-feiras, que poderás ver a ação do biólogo do Projeto Tamar, onde capturam intencionalmente as tartarugas marinhas, para:
- marcação dos animais;
- informações sobre a taxa de crescimento;
- informações sobre a desova;
- informações sobre a rota migratória.

Mergulho da Baía Sueste
(Fernando de Noronha/PE)
Se for teu desejo essa atividade, basta ficar próximo, ao lado dos biólogos, que estão sempre e fácil identificação, com seus uniformes.

Assim, poderás ter a oportunidade de encontrar a tartaruga-de-pente, que podem chegar aos 150kg, considerada a mais tropical das tartarugas marinhas e ameaçadas de extinção.

O que garante a boa visualização delas na Ilha, é que elas costumam habitar águas costeiras rasas e os arrecifes de corais.


Boa Viagem!
Cledir Rocha Pereira

Nenhum comentário: