segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Aniversário de João Pessoa: 432 anos - 5º Ano

Na última sexta-feira, 04 de agosto de 2017, véspera do aniversário de 432 anos da capital paraibana, os alunos do Quinto Ano A e Quinto Ano B e seus Professores, José Eduardo Melquíades da Silva e Maria Fabrícia de Medeiros, realizaram atividades buscando a história do município, através de audiovisuais, também utilizados no ano que passou.

No sábado, nossa cidade completou 432 anos de emancipação política e administrativa. Fundada pelos portugueses com o nome de "Cidade Real de Nossa Senhora das Neves" numa colina às margens do Rio Sanhauá, um afluente do Rio Paraíba, 18 quilômetros acima da foz deste último 

Já em 1588, a cidade adquiriu o nome de "Filipeia de Nossa Senhora das Neves", em homenagem ao Rei Filipe, que, na época, acumulava os tronos da Espanha e de Portugal Logo após a sua conquista pelos Países Baixos, a cidade passou a se chamar "Frederikstad", a partir de 1634 . Depois do declínio da Nova Holanda e com a saída dos neerlandeses, a cidade adquiriu o nome de "Parahyba do Norte" em 1654.

Sua denominação atual, "João Pessoa", é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo o estopim da Revolução de 1930, embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado por João Duarte Dantas, advogado cujo escritório fora invadido por tropas governamentais, tendo sido suas cartas à professora Anayde Beiriz trazidas a público.

 Fotos: Eduardo Melquíades; Fabrícia de Medeiros (04ago2017)

Nenhum comentário: